Mudanças entre as edições de "O Erro Broken Pipe ou Communications link failure"

De Wiki Integrator do Brasil
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
  
Um erro comum ao usar Pool de Conexões é o Broken Pipe.  Este erro tem duas causas:
+
; O Erro Broken Pipe
  
*A primeira é que o bancos de dados MySQL possui um timeout para conexões inativas, de 8 horas. Depois deste tempo, o banco de dados remove esta conexão ociosa e persistente.
+
Este erro, comum em banco de dados MySQL, ocorre por conta de um timeout padrão, no MySQL – e na Integrator, de 8 horas de conexão inativa.
  
*A segunda causa é que o aplicativo pode estar tratando as transações sem realizar o commit ou o rollback. Como defesa, o servidor de banco de dados pode remover a conexão depois de um timeout de transação.  
+
O problema é comum quando o desenvolvedor não resolve em seu Pool de Conexões essa característica, seja por desconhecimento ou por esquecimento.
  
Seja como for, este problema é particular ao desenvolvimento do aplicativo do cliente e deve ser tratado pelo mesmo.  
+
Para resolver, existem formas diferentes para cada framework que opera.
 +
 
 +
Por exemplo, com o Hibernate, em um hibernate.cfg.xml, com o C3p0, temos o '''hibernate.c3p0.idle_test_period''' que resolve o broken pipe. No exemplo, ele checa a cada 100 segundos se a conexão está inválida:
 +
 
 +
:<property name="hibernate.connection.provider_class">
 +
:  org.hibernate.connection.C3P0ConnectionProvider
 +
:</property>
 +
:<property name="hibernate.c3p0.min_size">1</property>
 +
:<property name="hibernate.c3p0.max_size">20</property>
 +
:<property name="hibernate.c3p0.timeout">30</property>
 +
:'''<property name="hibernate.c3p0.idle_test_period">100</property>'''
 +
 
 +
 
 +
No Pool do Tomcat, por exemplo, temos o atributo '''validationQuery''', além de outros testes que permitem a validação da conexão a cada '''X''' tempo, permitindo assim que o aplicativo possa analisar se a conexão está ainda ativa ou se o MySQL realizou o famoso timeout.
 +
 
 +
:<Resource auth="Container"
 +
:  name="jdbc/POOL"
 +
:    driverClassName="com.mysql.jdbc.Driver"
 +
:    maxActive="20"   
 +
:    maxIdle="10"
 +
:    maxWait="-1"
 +
:    type="javax.sql.DataSource"
 +
:    url="jdbc:mysql://localhost/banco?autoReconnect=true"
 +
:    password="senha"   
 +
:    username="usuario" 
 +
:    removeAbandoned = true
 +
:    validationInterval = 34000
 +
:    validationQuery="SELECT 1"
 +
:    testOnBorrow="true"  testWhileIdle="true"
 +
:  timeBetweenEvictionRunsMillis="10000"
 +
:    minEvictableIdleTimeMillis="60000" />
 +
:</Context>
 +
 
 +
 
 +
Abaixo uma rápida explicação técnica:
 +
 
 +
; Validação da Conexão
 +
:•  '''testOnBorrow = true''' - valida antes de ser usado no pool. Se não validar, ele será retirado do pool, sendo pego outro.
 +
:•  '''validationInterval = 34000''' - usado para evitar o excesso de validação , apenas executar a validação no máximo nesta frequência - tempo em milissegundos . Se uma conexão está prevista para a validação , mas já foi validado anteriormente neste intervalo, não será validado novamente . Quanto maior o valor, melhor o desempenho, mas você aumenta a chance de uma conexão antiga estar sendo requisitada.
 +
:•  '''validationQuery = SELECT 1''' - consulta o MySQL usando esta simples query para validar conexões do pool antes de apresenta-las ao aplicativo.
 +
 
 +
 
 +
;Vazamentos de Conexão
 +
Existem várias definições de configuração para ajudar a detectar vazamentos de conexões, ajudando a resolver possíveis leaks:
 +
:•    '''removeAbandoned = true''' – remove conexões abandonadas se excederem o removeAbandonedTimeout . A conexão é considerada abandonada e elegíveis para retirada do pool. Conexões em banco de dados, desta forma, podem ser recuperadas a partir de aplicações que não conseguem fechar uma conexão.
 +
:•    '''removeAbandonedTimeout = 54''' - tempo limite em segundos antes que uma conexão seja considerada abandonada e elegível para ser removida.
 +
:•    '''validationQuery''' - Vide explicação anterior.
  
Lembre-se de que o Pool de Conexões tem limites de conexões ativas simultâneas e de que, no MySQL, após 8 horas, ele será removido automaticamente.
 
  
 
----
 
----
'''Atenção''': A Integrator não orienta e nem ensina como contornar programaticamente problemas de desenvolvimento. Apenas apontamos a causa em pedido de suporte.
+
'''Nota: As questões informadas neste tópico não possuem suporte na hospedagem em analisar problemas relacionados, uma vez que são considerados de conhecimento técnico do desenvolvedor.'''
 
----
 
----
  

Edição das 13h56min de 3 de junho de 2014

O Erro Broken Pipe

Este erro, comum em banco de dados MySQL, ocorre por conta de um timeout padrão, no MySQL – e na Integrator, de 8 horas de conexão inativa.

O problema é comum quando o desenvolvedor não resolve em seu Pool de Conexões essa característica, seja por desconhecimento ou por esquecimento.

Para resolver, existem formas diferentes para cada framework que opera.

Por exemplo, com o Hibernate, em um hibernate.cfg.xml, com o C3p0, temos o hibernate.c3p0.idle_test_period que resolve o broken pipe. No exemplo, ele checa a cada 100 segundos se a conexão está inválida:

<property name="hibernate.connection.provider_class">
org.hibernate.connection.C3P0ConnectionProvider
</property>
<property name="hibernate.c3p0.min_size">1</property>
<property name="hibernate.c3p0.max_size">20</property>
<property name="hibernate.c3p0.timeout">30</property>
<property name="hibernate.c3p0.idle_test_period">100</property>


No Pool do Tomcat, por exemplo, temos o atributo validationQuery, além de outros testes que permitem a validação da conexão a cada X tempo, permitindo assim que o aplicativo possa analisar se a conexão está ainda ativa ou se o MySQL realizou o famoso timeout.

<Resource auth="Container"
name="jdbc/POOL"
driverClassName="com.mysql.jdbc.Driver"
maxActive="20"
maxIdle="10"
maxWait="-1"
type="javax.sql.DataSource"
url="jdbc:mysql://localhost/banco?autoReconnect=true"
password="senha"
username="usuario"
removeAbandoned = true
validationInterval = 34000
validationQuery="SELECT 1"
testOnBorrow="true" testWhileIdle="true"
timeBetweenEvictionRunsMillis="10000"
minEvictableIdleTimeMillis="60000" />
</Context>


Abaixo uma rápida explicação técnica:

Validação da Conexão
testOnBorrow = true - valida antes de ser usado no pool. Se não validar, ele será retirado do pool, sendo pego outro.
validationInterval = 34000 - usado para evitar o excesso de validação , apenas executar a validação no máximo nesta frequência - tempo em milissegundos . Se uma conexão está prevista para a validação , mas já foi validado anteriormente neste intervalo, não será validado novamente . Quanto maior o valor, melhor o desempenho, mas você aumenta a chance de uma conexão antiga estar sendo requisitada.
validationQuery = SELECT 1 - consulta o MySQL usando esta simples query para validar conexões do pool antes de apresenta-las ao aplicativo.


Vazamentos de Conexão

Existem várias definições de configuração para ajudar a detectar vazamentos de conexões, ajudando a resolver possíveis leaks:

removeAbandoned = true – remove conexões abandonadas se excederem o removeAbandonedTimeout . A conexão é considerada abandonada e elegíveis para retirada do pool. Conexões em banco de dados, desta forma, podem ser recuperadas a partir de aplicações que não conseguem fechar uma conexão.
removeAbandonedTimeout = 54 - tempo limite em segundos antes que uma conexão seja considerada abandonada e elegível para ser removida.
validationQuery - Vide explicação anterior.



Nota: As questões informadas neste tópico não possuem suporte na hospedagem em analisar problemas relacionados, uma vez que são considerados de conhecimento técnico do desenvolvedor.


Veja também