Erro de Permissão ou Privilégio em Functions, Views e Procedures

De Wiki Integrator do Brasil
Ir para: navegação, pesquisa
Banner-wiki-promocoes.gif





Problema no mysql

Comum no MySQL para certos usuários, principalmente os que não estão acostumados a trabalhar com permissão, são os erros que ocorrem na importação de Views, Functions e Procedures.

O MySQL diferencia, na criação de uma function ou procedure, por exemplo, o acesso dando a permissão adequada, cujo o usuário terá permissão de acesso.

Todo objeto criado remotamente - View, Functions e Procedures - que não estiverem com o DEFINER informado, serão gerados com o usuário em condição de acesso remoto somente. A condição remota no MySQL é indicada pela percentagem - %.

Todo objeto criado localmente, pelo phpMyAdmin, por exemplo - View, Functions e Procedures - que não estiverem com o DEFINER informado, serão gerados com o usuário em condição de acesso local somente, definido como localhost.

O Exemplo mostrado abaixo é para entender como se faz a permissão para acesso local de determinado usuário - que deve ser considerado ao realizar o seu teste, colocando o seu do cPanel.

1. A Tabela de exemplo:

create table teste (id int not null primary key auto_increment, data date);

2. A procedure de exemplo, onde o USUARIO é o seu usuário do cPanel. O comando pode ser executado no terminal do MySQL (você pode acessar o terminal do MySQL iniciando pelo terminal SSH).

DELIMITER $$

CREATE DEFINER='USUARIO'@'localhost' PROCEDURE `inserir`(data date)
BEGIN
  INSERT INTO teste VALUES (NULL,data);

END $$
DELIMITER ;

2.1 Também pode fazer uso do SQL dentro do phpMyAdmin do cPanel. Porém, não há necessidade do DELIMITER.

2.2 Se preferir usar o phpMyAdmin do cPanel para criar procedures, ou functions, selecione o banco de dados na lateral direita. Depois clique em Rotinas. Em seguida, clique em Add routine. Na caixa de diálogo, preencha cada campo como a imagem informada a seguir.

2016-01-15 14-55-34.jpg


3. Testando a procedure na hospedagem, seria assim:

call inserir('2012-12-12');