Consumo de memória no servidor Java

De Wiki Integrator do Brasil
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

O consumo de memória inicial

Qualquer servidor Java instalado, mesmo sem aplicativo adicionado, possui um consumo de memória inicial. Todo servidor Java possui as seguintes características padrão:

  • Bibliotecas - Todo servidor Java possui bibliotecas padrão, que vão desde a Servlet até aquelas que ele necessita para executar. A Integrator não adiciona bibliotecas além das originais do servidor Java.
  • Aplicativos - O Tomcat possui o Manager, o JBoss/Wildfly o Console e o GlassFish o Admin. A Integrator não adiciona aplicativos além dos originais do servidor Java.

O consumo de memória com a versão da JDK

O consumo inicial de memória, do servidor Java, quando inicia varia também de acordo com a JDK. Versões mais atuais consomem mais memória.

O consumo de memória com o aplicativo

O Consumo de memória pode se elevar dependendo de questões como:

  • Frameworks - Vários frameworks no servidor Java ou frameworks complexos
  • Necessidade - O aplicativo necessita de memória para executar tarefas, como relatórios, gráficos ou operações em arquivos ou imagens.

O consumo de memória por questões de erros

Aplicativos podem gerar erros ou leaks de memória. Esta é uma questão técnica que o desenvolvedor, em seu ambiente de criação, é responsável por analisar e resolver.

Controlando a memória na JDK 8

Veja o tópico Reduzindo a memória no servidor Java na JDK 8.




IMPORTANTE: O suporte de hospedagem não engloba conhecimento técnico especifico sobre gerenciamento de memória em servidores java ou instruções técnicas de problemas referentes aos tópicos citados acima. Recomendamos a documentação do servidor Java que atuar ou do framework que usar, assim como dicas passadas por desenvolvedores em fóruns especializados sobre o assunto.